sábado, 28 de junho de 2008

O importante não é o que acontece com você, mas como você reaje

Impossível atravessar a vida sem que um trabalho seja mal-feito, sem que uma amizade cause decepção, sem padecer com alguma doença, sem que um amor nos abandone, sem que ninguém da família morra, sem que a gente se engane num negócio.
O importante não é o que acontece com você, mas como você reaje.
E quando reagimos, crescemos.
Nós crescemos quando não perdemos a esperança, nem deixamos diminuir a vontade, nem perdemos a fé. Crescemos quando aceitamos a realidade e temos orgulho de vivê-la. Crescemos quando aceitamos nosso destino, mas se quisermos, temos garra para mudá-lo.
Crescemos quando aceitamos o que deixamos pra trás, construímos o que há pela frente e planejamos o que está por vir.
Crescemos quando nos superamos, nos valorizamos e sabemos dar frutos. Crescemos quando abrimos caminhos, assimilamos experiências e semeamos raízes.
Crescemos quando nos impômos metas sem nos importar com comentários, nem julgamentos. Quando damos exemplos sem nos importar com o desdém, quando cumprimos nosso trabalho.
Crescemos quando somos fortes de caráter, sustentados por nossa formação, sensíveis por temperamento e humanos por nascimento.
Crescemos quando enfrentamos o inverno, mesmo que percamos folhas. Quando colhemos flores, mesmo que tenham espinhos e marcamos o caminho, mesmo que se levante o pó.
Crescemos quando somos capazes de lidar com resíduos de ilusões e de perfurmar-nos com flores e nos elevar por amor.
Crescemos ajudando nossos semelhantes, conhecendo a nós mesmos e dando à vida mais do que recebemos.
É assim que se cresce.
Suzana Carizza

Nenhum comentário: