segunda-feira, 2 de junho de 2008

Vitória do Mengão

Rio - Apesar do fraco futebol apresentado pelos dois times em campo, o Flamengo passou pelos reservas do Fluminense e conseguiu os três pontos. Os rubro-negros assumiram a liderança da competição, ao lado do Cruzeiro e agora somam 10 pontos no Brasileirão. O autor do gol foi o lateral-direito Leonardo Moura, que marcou de pênalti, aos 42 minutos da segunda etapa.

O Fla x Flu começou bastante corrido no Maracanã, com os dois times buscando o ataque no início do confronto. Os reservas do Fluminense não tinham o que perder e buscavam o gol. Já os rubro-negros, com a responsabilidade da vitória, também partiram para cima.

Aos 10 minutos, a primeira oportunidade foi do tricolor, com Dodô batendo falta. O artilheiro cobrou uma falta com precisão, no ângulo esquerdo de Bruno, que salvou jogando a bola para escanteio.

A resposta do Flamengo veio em seguida, com um erro grosseiro de Fabinho. O meio de campo do Fluminense tentou recuar a bola para Fernando Henrique, mas acabou criando uma ótima chance para o Fla. Marcinho chegou primeiro no lance e driblou o goleiro. Quando só Roger estava entre o jogador e o gol, o camisa 22 errou a conclusão, acertando a trave. Diego Tardelli esperava o cruzamento livre, no meio da área.

O jogo seguiu com os dois times se alternando no ataque. Até os 20 minutos, a jovem equipe do Fluminense tinha mais posse de bola, mas sentia a falta de melhor qualidade quando chegava à frente.

Com 28 minutos da primeira etapa, a melhor oportunidade do jogo aconteceu para o Flamengo. Leonardo Moura chegou com força na linha de fundo e cruzou. Dentro da área, Souza cabeceou para trás e Juan, também de cabeça, colocou no canto esquerdo de Fernando Henrique. O goleiro se esticou todo para salvar e rebateu a bola. Na sobra, novamente Juan tentou e chutou para fora.

Depois do bom ataque, os rubro-negros começaram a dominar a partida e a aparecerem com mais freqüência na área tricolor.

Jonatas lançando e Leonardo Moura pela direita eram as melhores alternativas do ataque do Flamengo. O camisa 2 aproveitava a pouca experiência do jovem Dieguinho, responsável por conter as subidas do lateral. Outro que começava a incomodar era Souza, que trombando dentro da área tentava abrir espaços.

Sob vaias das duas torcidas o arbitro Péricles Bassols terminou o primeiro tempo. O frio que tomou conta da tarde de domingo, no Maracanã, pareceu ter contagiado as duas equipes, que com preguiça e pouco futebol, deixaram a desejar na primeira etapa do clássico.

Os últimos 45 minutos começaram parecidos com o primeiro tempo. O Flamengo continuava com o maior domínio das ações, mas sem concluir com perigo. Já o Fluminense, nas poucas vezes que chegava à frente não apresentava qualidade.

Com 16 minutos de bola rolando no segundo tempo, os dois técnicos resolveram tentar mudar o panorama monótono da partida. No Flamengo, Jonatas deu lugar à Renato Augusto. Já o treinador do Fluminense, Renato Gaúcho, trocou o meia Davi, por Marinho, esperando dar mais velocidade ao time.

Em contra-ataque rápido, os tricolores mostraram que queriam mais que um ponto na partida. Dodô, recebeu na frente, ganhou de Cristian e chutou com perigo, na rede, pelo lado de fora da baliza de Bruno.

Com 21 minutos, Caio Júnior colocou Maxi em campo. Para a entrada do argentino, o treinador tirou o camisa 22, Marcinho, que não vinha bem no jogo.

Com um a menos, Leo Moura decide

Para a revolta do comandante rubro-negro, o Flamengo teve um jogador expulso aos 23 minutos. Diego Tardelli, de maneira infantil, se desentendeu com Mauricio e depois de uma trombada entre os dois, resolveu revidar com um leve chute nas pernas do tricolor. O juiz viu o lance e expulsou o atacante, que complicou a vida do time de Caio Júnior na partida.

Mesmo com um jogador a menos, o time da Gávea continuava no ataque. Em cobrança de falta, de muito longe, o lateral Juan fez um cruzamento na área. A bola passou por todo mundo e ia entrando, quando Fernando Henrique fez bela defesa.

Faltando 15 minutos para acabar a partida, Renato Gaúcho resolveu arriscar. O técnico tirou o volante Maurício, para a entrada do veloz Allan.

Fernando Henrique operou um milagre aos 32 minutos. Depois de Dodô errar na saída de bola, Maxi foi no fundo e cruzou no peito de Fábio Luciano. Com estilo, o capitão matou a bola e chutou, sem deixar ela cair no chão. O bom golpe do zagueiro tinha endereço certo, só esqueceram de combinar com o goleiro tricolor, que pulou no canto e salvou o time das Laranjeiras.

Aos 41 minutos de jogo, o time da Gávea armou um contra-ataque fulminante. Depois de erro de Dieguinho, o Flamengo roubou a bola com Maxi e chegou ao ataque com quatro jogadores contra apenas um do Fluminense. Juan recebeu dentro da área e ao driblar o goleiro Fernando Henrique, foi derrubado. Pênalti, que Leonardo Moura converteu com força, no alto.

Depois disso, o time da Gávea, com menos um, passou a tocar a bola e esperou o final da partida que veio, junto com os três pontos. Fim de jogo e o Flamengo vice-líder do Campeonato Brasileiro, com 10 pontos, ao lado do primeiro colocado Cruzeiro. Com a derrota, o Fluminense segue com um ponto e é o laterna da competição.

Matéria publicada no site do Jornal O Dia -
1/6/2008 20:05:00

Pois é, mais uma vez o Mengão mostrou que tem garra, raça. Por isso é o famoso "time de tradição, raça, amor e paixão...".
Se vc passar por aqui e for torcedor de qq outro time vai torcer o nariz. Ok, é um direito seu, mas os números não mentem jamais. O meu time está na segunda colocação da tabela. Tudo be, tudo bem, o Vasco está na quarta colocação, em compensação o Botafogo está na décima quinta colocação e o tal do Fluminense está na lanterna do campeonato.
Ontem, após o jogo, o técnico Renato Gaúcho disse que qdo o time titular entrar em campo eles vão "brincar". Talvez ele não esteja levando o Campeonato Brasileiro tão a sério uma vez que já se considera Campeão da Libertadores. Sem querer agourar ninguém, mas sabemos que o campeonato só termina quando acaba. Será que ele se esqueceu que ainda tem que passar pelo Boca Juniors (tudo bem, existe a vantagem de jogar no Maraca com a casa cheia - de acordo com a imprensa, todos os ingressos foram vendidos) e depois tem a final. Se eles entrarem achando que já ganharam (como infelizmente, o meu time fez contra o América do México) estão ferrados. Jogo se ganha no campo.
É, sou meio metida a entender de futebol. Gosto de futebol, mas não gosto de assistir qualquer jogo. Assistir jogo do Botafogo, por exemplo, é dose. Eu tô fora! Mas já fui à São Januário assistir jogos do Vasco (e confesso que torci) e ir ao Maracanã é um êxtase.
Me lembro da primeira vez que fui ao Maracanã assistir Flamengo e Corinthians e cheguei a chorar de emoção (tudo bem que até comercial me faz chorar).

Não poderia deixar de falar do episódio ocorrido ontem entre Botafogo e Náutico. Detesto o Botafogo, mas não concordo como exagero. No mínimo, desproporcional a força usada contra o zagueiro Andre Luiz no momento da sua expulsão. O jogador estava nervoso, de cabeça quente, sentindo-se injustiçado (embora a expulsão tenha sido justa), mas daí a ser retirado com força policial...
No momento em que ocorria a confusão cheguei a cogitar a possibilidade dele estar drogado, tamanha era a sua revolta. Bem, ele foi sorteado para o doping, se der alguma coisa, saberemos.

É uma Partida de Futebol - Skank
Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer o gol
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?
A bandeira no estádio é um estandarte
A flâmula pendurada na parede do quarto
O distintivo na camisa do uniforme
Que coisa linda, é uma partida de futebol
Posso morrer pelo meu time
Se ele perder, que dor, imenso crime
Posso chorar se ele não ganhar
Mas se ele ganha, não adianta
Não há garganta que não pare de berrar
A chuteira veste o pé descalço
O tapete da realeza é verde
Olhando para bola eu vejo o sol
Está rolando agora, é uma partida de futebol
O meio campo é lugar dos craques
Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante
Que emocionante, é uma partida de futebol
O meu goleiro é um homem de elástico
Os dois zagueiros tem a chave do cadeado
Os laterais fecham a defesa
Mas que beleza é uma partida de futebol
Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer o gol
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?
O meio campo é lugar dos craques
Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante
Que emocionante, é uma partida de futebol!

Nenhum comentário: